sexta-feira, 24 de setembro de 2021

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO BOA ESPERANÇA - 19 ANOS DE HISTÓRIA E SUCESSO

A Associação de Moradores do Bairro Boa Esperança de Camocim está comemorando 19 anos de história e muitos serviços prestados em prol da comunidade. 

Desde sua fundação, a associação tem se destacado pela organização, mas principalmente por seus vários projetos e ações que beneficiam a população do bairro e adjacências.

Fundada em 22 de setembro de 2002, suas primeiras reuniões aconteciam na sombra de um cajueiro, no quintal do Sr. Manoel de Carvalho, seu primeiro presidente. Seu Carvalho, batalhador e reconhecido como um benfeitor, através de seu empenho em prol da associação para servir a comunidade através da mesma, conseguiu com o Município a doação de um terreno, ainda na gestão do então Prefeito Sérgio Aguiar, onde construiu a sede própria, usando somente recursos do programa “Sua Nota tem Valor”.

Por muito tempo Seu Carvalho fez o que pôde, mas por orientação médica, teve que se afastar das atividades para cuidar de sua saúde. Sucedeu-lhe o Sr. Aderaldo Rodrigues de Lima, o Pop, que a exemplo do primeiro, também não mede esforços e tem conseguido dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo antecessor.

Reconhecida com o Titulo de Utilidade Pública, aprovado pelo Poder Legislativo Municipal e Estadual e líder da região Norte no Programa “Sua Nota tem Valor”, a associação é motivo de orgulho não só para os sócios, mas para o próprio município, por ter conseguido a 6ª posição no Ceará e o 14º lugar no Brasil, quando participou do Programa Itaú Social UNICEF.

Há de se reconhecer que o sucesso da associação não seria alcançado, sem o empenho da diretoria, a colaboração dos sócios e de vários comerciantes voluntários, além das parcerias com a Prefeitura Municipal, Ministério Público, Polícia Militar, Instituições de Ensino como o Instituto Federal do Ceará – IFCE, Secretaria da Educação e outros. Graças a esses apoios, a associação consegue desenvolver seus projetos e ações em prol da comunidade, oferecendo aos sócios e demais pessoas cursos e oficinas como: arte e cultura, curso de pedreiro, eletricista, culinária, manicure, artesanato e ainda tem a zumba para as mulheres manterem a forma.

Para o público juvenil foi criado em 2009 o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente, objetivando tirá-los da ociosidade, prevenindo-os contra as drogas ou outro rumo indesejado. Para esse público existem aulas de dança, quadrilha junina, escolinha de futebol, colônia de férias, reforço escolar e aula de violão, sem esquecer o Telecentro Comunitário, uma parceria com o Ministério das Comunicações.

Vale ressaltar que, apesar da suspensão das reuniões devido à pandemia, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, as mulheres da associação produziram 10 mil máscaras que foram distribuídas nas repartições públicas e em mais de 20 comunidades.

Neste dia 24 de setembro, como ação comemorativa ao seu 19º aniversário, acontecerá um encontro de formação para lideranças comunitárias pela manhã e à noite haverá solenidade de entrega de certificados de agradecimento aos parceiros e colaboradores voluntários dos projetos da Associação. 

Por Francisco Rocha Pereira (Membro da Diretoria)