quinta-feira, 9 de setembro de 2021

CAMOCIM E SUAS RUAS - 24 DE MAIO

Por Carlos Augusto P. dos Santos (Historiador) 

Se perguntarmos o motivo da denominação da Rua 24 de Maio, pouca gente saberá. 
A dúvida aumentará ainda, se indagarmos o porquê dessa data ser lembrada em outras cidades e capitais do Brasil. Pois é, 24 de Maio é a data da Batalha de Tuiuti, ocorrida em 1866 às margens do lago de mesmo nome em território paraguaio, na famigerada e sangrenta Guerra do Paraguai. 

Feita essa explicação, é preciso dizer que há muito tempo atrás havia uma recomendação constitucional de que os municípios nomeassem suas ruas e logradouros com nomes de heróis e fatos da História do Brasil. Isso explica o porquê do nome de tantas ruas no Brasil inteiro com denominações tipo: 24 de maio, Independência, Santos Dumont, Marechal Floriano, República, só para citar estas. Camocim seguiu à risca esse dispositivo, principalmente com relação às batalhas da Guerra do Paraguai: Humaitá, Paissandu e Riachuelo. 

Tenho a impressão que escolheram 24 de Maio por ser mais interessante aos ouvidos do que Tuiuti. Em Camocim, acho que é a maior rua da cidade, visto que atravessa a cidade de norte a sul e tem algumas particularidades como chamar-se antigamente Rua do Egito entre as ruas General Tibúrcio (nome verdadeiro) e Duque de Caxias. 

Esse trecho de rua já foi imortalizado na pena do Professor Avelar Santos e de outros cronistas camocinenses em crônicas de jornal, visto que defronte ao antigo pátio de manobras do trem da extinta Estrada de Ferro de Sobral, onde morava grande parte dos ferroviários.
Texto extraído do Blog Camocim Pote de Histórias 
#Camocim142Anos