segunda-feira, 20 de setembro de 2021

SABOTAGEM PODE DEIXAR CEARÁ SEM ENERGIA, ALERTA CHESF

Com cerca de 120 torres que interligam Sobral a Fortaleza sendo "sistematicamente sabotadas com a retirada de peças metálicas estruturais" desde o começo deste ano, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) alerta para apagão em Fortaleza, Região Metropolitana e cidades do interior do Ceará.

Segundo a empresa de geração e distribuição de energia, as linhas de transmissão de 230kV e 500kV da Chesf estão sendo atingidas principalmente no trecho entre Pentecoste e Fortaleza.

A companhia calcula que o volume de material retirado é equivalente ao peso de uma torre de transmissão por mês e "representa um grande risco de queda de torres e de desabastecimento de energia elétrica para a Capital, Região Metropolitana e cidades interioranas".

A polícia estadual, federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estão acompanhando o caso.

"Essa ação é claramente um ato de sabotagem pois quem está fazendo essa retirada de peças tem experiência com esse tipo de atividade e tem conhecimento que o resultado da ação é a queda de torres de transmissão, como já aconteceu, causando prejuízo a toda sociedade", disse o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin. 
Com informações do Jornal O Povo 

Por Tadeu Nogueira