quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ESTAÇÃO DE GRANJA: PATRIMÔNIO HISTÓRICO ABANDONADO

A Estação Ferroviária de Granja, inaugurada em 1881, como parte da Estrada de Ferro Sobral-Camocim, com influência arquitetônica inglesa do século XIX, encontra-se praticamente destruída e totalmente abandonada.

Em 09 de Março de 2015, o então prefeito Romeu Arruda chegou a iniciar uma reforma, mas logo abandonou a obra. 
À época, o chefe da oligarquia que controla Granja há quase 60 anos afirmou que o histórico prédio seria transformado em um centro de artesanato e restaurante tradicional.

A verba anunciada foi de R$ 160 mil, com prazo de entrega de 120 dias. O recurso foi liberado, porém, nunca foi utilizado da forma como Romeu anunciou. Desde então, o assunto passou a ser evitado por ele e seus subalternos. 

Como se não bastasse, a obra foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por falta, segundo o próprio órgão, de projeto e pedido de licença para realizá-la. Segundo moradores, o interior do prédio, que por décadas recebeu passageiros dos trens que cruzavam a zona norte, abriga atualmente dependentes químicos e famílias desalojadas durante as enchentes anuais que atingem o município.

Por Tadeu Nogueira
Foto: Tadeu Nogueira