segunda-feira, 22 de novembro de 2021

FRANÇA VAI PROIBIR VENDA DE CÃES E GATOS EM LOJAS

A França aprovou na última quinta-feira (18) um projeto de lei de que proíbe a venda de filhotes de cães e gatos em pet shops e, progressivamente, a presença de animais selvagens em circos. 

Animais de estimação não são "nem brinquedos, nem mercadorias, nem produtos de consumo", disse o ministro da Agricultura, Julien Denormandie, classificando a lei como "um importante avanço" no combate ao abandono de animais.

A lei também estipula que quem deseja adotar um animal de estimação deve aguardar um período de uma semana de "reflexão" sobre a decisão, em uma tentativa de combater compras e adoções por impulso, que muitas vezes levam ao abandono dos animais.

A proposta aprovada pelo Legislativo francês torna as penas mais rígidas para maus-tratos, ou para casos de abandono. Agora, o ato de matar voluntariamente um animal de estimação será considerado um crime, e não um simples delito. 

A nova lei aumentará a penalidade máxima por maus-tratos a animais para até cinco anos de prisão e uma multa de até 75 mil euros. Os condenados por maus-tratos ainda deverão fazer um curso de conscientização.

Por Tadeu Nogueira 
Com informações do UOL