quinta-feira, 4 de novembro de 2021

SEGUNDO SEMACE, PRAIA DE JERI ESTÁ IMPÓPRIA PARA BANHO

Conhecida como um dos pontos turísticos mais atrativos do litoral cearense, a Praia de Jericoacoara, localizada 300 km de Fortaleza, foi declarada imprópria para banho pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). 

A informação consta no boletim de balneabilidade divulgado pelo órgão no último dia 29 de outubro. A classificação indica alta concentração de coliformes fecais em trechos frequentados por banhistas. Por risco de contaminação, a Semace orienta que seja evitado contato com a água do mar.

Segundo relatório técnico elaborado pelo órgão, as análises microbiológicas identificaram a presença da bactéria fecal enterococos em amostras colhidas na praia. O patógeno pode causar distúrbios infecciosos e inflamatórios quando entra em contato com o organismo humano. 
Os processamentos indicaram média acima de 400/NMP (número mais provável por 100mL) de enterococos nas amostras analisadas, índice classificado como “impróprio” para atividades relacionadas a banho.

Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) prevê que se o indicador estiver igual ou abaixo de 400/NMP as atividades recreativas são “desaconselháveis”. As águas são consideradas próprias somente se a média não ultrapassar 100/NMP. Além dos números detectados nas amostras, a Semace também considera outros fatores ao orientar mais precaução aos banhistas, a exemplo da presença de substâncias com potencial danoso à saúde, como resíduos sólidos e líquidos provenientes de esgotos sanitários, além de óleos e graxas.

O relatório pede que os banhistas evitem nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com “manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada”. O documento também desaconselha o consumo de frutos do mar originários desses locais.
Com informações do Jornal O Povo 

Por Tadeu Nogueira