segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

CAMILO E PREFEITO JAIME INAUGURAM ORLA DE BITUPITÁ

A urbanização do trecho principal da orla da praia de Bitupitá, no município de Barroquinha, foi inaugurada neste sábado (4), em evento com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito da cidade, Jaime Veras, da primeira-dama Geane Lima, do deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), do deputado Federal Domingos Neto (PSD), vereadores, secretários e público em geral. 

O projeto promoveu a requalificação urbanística e paisagística de um trecho de aproximadamente 550 metros da orla da Praia de Bitupitá ao longo da Rua Beira-Mar. Para proteger a via de inundações relacionadas à ressaca do mar, foi necessária a elevação do nível de parte da Rua Beira-Mar e a construção de um talude para proteger a urbanização e ao mesmo tempo servir de acesso à praia.

A obra, executada por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e interveniência técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP), também inclui a construção de calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres com o intuito de reduzir a velocidade dos veículos, pavimentação da rua, caramanchões em madeira ao longo da praia, paisagismo com o plantio de 180 coqueiros, estacionamento, mobiliário urbano, nova iluminação pública, guarda-sóis e duas obras de arte públicas.

“Eu tenho feito um esforço enorme de atrair empresas para vir ao Ceará, e essa obra que nós estamos inaugurando é muito importante para a economia da cidade, que vai trazer o turista para um dos lugares mais bonitos do Ceará, do Brasil e do mundo. A última vez que eu estive aqui foi para inaugurar a estrada, o asfalto que liga Barroquinha até aqui a praia de Bitupitá. O que nós precisamos é gerar oportunidade para as pessoas, fazer o turismo sustentável sem agredir o meio ambiente, fortalecer as pousadas e os comércios”, apontou Camilo Santana. “Esta obra ficou muito bonita, e tenho certeza que aumenta não só a autoestima das pessoas que moram aqui, mas vai gerar oportunidade para atrair o turista, vai melhorar o comércio dos restaurantes, das pousadas, dos guias turísticos, tudo melhora. Gerar mais emprego e renda é que nós estamos precisando. Cuidem bem agora, ela é de vocês, é patrimônio de vocês e foi feito com o dinheiro de vocês”, completou.

O prefeito Jaime Veras agradeceu pela intervenção do Governo do Ceará. “A população de Bitupitá, os amigos barraqueiros, os amigos que hoje estão comercializando aqui, nós precisamos agora fazer nossa parte, preservar e cuidar. Estamos recebendo uma das maiores obras do litoral do estado do Ceará. Isso aqui está mexendo com a autoestima do povo, está nos alegrando, pois está proporcionando uma grande possibilidade de crescimento e desenvolvimento turístico”, disse.

Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, as intervenções são relevantes pelo viés do turismo sustentável, considerando que a praia é integrante da Rota das Emoções, que inclui ainda locais como Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Por Tadeu Nogueira