segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ARTISTA TRANS DE CAMOCIM, LUI FONTE, É DESTAQUE NO DN

Em sua edição digital desta segunda-feira (17), o Jornal Diário do Nordeste publicou uma reportagem, de autoria da Jornalista Roberta Souza, intitulada "Conheça 10 Artistas Trans Cearenses e seus Trabalhos Autorais". 

Segundo a jornalista, Cearenses de cidades como Fortaleza, Sobral e Camocim, encontraram na dança, na música, no cinema, nas artes plásticas e visuais, tudo aquilo que precisam para gritar ao mundo a política e a poética do existir.

De Camocim, o jornal listou Lui Fonte (@ihidilui), de 24 anos, artista visual.

"Sou transmasculino em metamorfose e artista por intuição. Trabalho como fotógrafo e videomaker desde 2018, atuando em ensaios, eventos, exposições artísticas, espetáculos, curta-metragem, documentário e experimentações imagéticas. No audiovisual, desenvolvo trabalhos como produtor, cinegrafista, (des) montador de imagens e diretor de fotografia. Em 2020, tive a oportunidade de estar em frente às câmeras como ator no curta-metragem “Na estrada sem fim há lampejos de esplendor”, dirigido por Liv Costa e Sunny Maia, que irá compor a programação deste ano da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Com as ilustrações, experimento dimensionalidades, texturas e cybertransmorfologias. Atualmente, estou adaptando e vivenciando meu traço em superfícies vivas, onde o risco parte de agulhas e me encontro como tatuador na @girinotatu", relata o artista. 

Lui é Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela UFC. Ao longo do percurso acadêmico, fez pesquisas sobre Produção e Gestão Cultural e o Acesso à Políticas Públicas de Saúde direcionadas para população Trans e Travesti. Saiba mais no DN

Por Tadeu Nogueira