quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

FIBROSE CÍSTICA - TESTE DO PEZINHO PODE DETECTAR A DOENÇA

A primeira morte por Covid-19 de 2022 em Camocim foi de um jovem de apenas 19 anos, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda segundo a divulgação, a vítima, que estava internada no Hospital Regional Norte, em Sobral, havia se recusado a tomar as doses de vacina e ainda era portadora de Fibrose Cística. 

Entendendo a Fibrose Cística

A fibrose cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que pode ser identificada logo nos primeiros dias de vida por meio do Teste do Pezinho.

Apesar de não ter cura, se identificada precocemente e tratada da maneira adequada, o paciente pode levar uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações.

O teste do pezinho é um exame obrigatório realizado em todos os recém-nascidos do Brasil, em maternidades ou unidades de saúde públicas ou privadas. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.

Sintomas

A fibrose cística não é contagiosa e nem afeta questões cognitivas. Na prática, é como se fosse uma pneumonia de repetição, com tosse crônica, falta de fôlego, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e estatura, movimentos intestinais anormais, como diarreias, sabor mais salgado na pele/suor e uma espécie de alongamento nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, também conhecida como "baquetamento". De forma geral, a pessoa portadora dessa doença tem a secreção de seu organismo mais grossa que o normal, o que dificulta sua eliminação.

Tratamento

O tratamento de fibrose cística evoluiu bastante nas últimas décadas, o que garante aos pacientes vida mais longa e de boa qualidade. Todo o tratamento deve ter acompanhamento médico especializado, disponível em todo o Brasil, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.

Por Tadeu Nogueira