quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

GRANJA: PREFEITURA COLOCA CAMELÔS EM ÁREA DE RISCO

Uma foto enviada por um morador de Granja, tirada na manhã desta quarta-feira (12), mostra camelôs trabalhando nas ruínas do antigo Camelódromo, construído entre 2002 e 2004, em frente à Prefeitura Municipal, ainda na gestão da então prefeita Carmen Arruda. 

O equipamento, nem mesmo quando ainda estava em bom estado, nunca chegou a ser utilizado para seu fim, que seria o de abrigar os camelôs. 
De vários anos para cá, a estrutura vem sofrendo com a corrosão e perda de praticamente todo o seu telhado, colocando em risco quem lá estiver. 

"Estávamos no calçadão, no centro, já que o shopping prometido nunca saiu da maquete e agora a prefeitura nos obrigou a sair de lá e nos colocou aqui, sob sol e chuva e ainda com a vida em risco. Estamos proibidos de retornar ao calçadão", disse um dos trabalhadores. 

O shopping citado foi prometido em 2013 pelo então prefeito Romeu Arruda. Segundo ele, a construção seria iniciada de imediato. 
"Mais de 200 empregos diretos serão oferecidos. Serão dois andares, com 104 boxes e 1.500m² de área"", disse ele à época. 

Alegando urgência, ele ordenou o despejo de dezenas de ambulantes que trabalhavam no local. Um comerciante idoso que resistiu foi expulso durante a madrugada, quando foi surpreendido por retroescavadeiras. Quase 9 anos após a promessa, o shopping segue na maquete. Já o local, esse acabou sendo usado para estacionamento (foto). 

A ordem para que os camelôs fossem para as ruínas do antigo Camelódromo do Esmerino (como é conhecido) teria partido do agora deputado estadual Romeu Arruda, que em 2013 prometeu um shopping para esses mesmos trabalhadores. 
Quem não acatara a determinação, não poderá exercer a profissão.  

Por Tadeu Nogueira