sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

CAMOCIM POLO UNIVERSITÁRIO: CONHEÇA AS OPÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM NOSSA CIDADE

Por Paulo Emanuel Lopes*

Semana passada, em meu artigo “Novo Campus da UVA em Camocim: Todo desenvolvimento parte da Educação”, analisei como receber um campus de Universidade pública é uma excelente notícia para nossa cidade. Gostaria de adicionar algo: além da vantagem para nossos jovens, alguns dos quais não precisarão mais sair da cidade para concluir o ensino superior, a chegada da UVA Camocim também significa benefícios econômicos.

Tornando-se polo universitário, Camocim pode passar a atrair alunos de outros municípios que, residindo em nossa cidade para estudar, acabam deixando dinheiro com aluguel, transporte, comida entre outros. Também, as Instituições de Ensino Superior (IES) representam oportunidades de pesquisa e empregos qualificados aos nossos professores. Outro fator é que empresas podem se interessar de investir em Camocim graças à oferta de mão de obra qualificada, como é o caso da Engenharia de Pesca.

E estamos caminhando para isso! Camocim já conta com três IES públicas: os campi Camocim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, em implantação, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A cidade dispõe, ainda, de polos de IES privadas como Anhanguera, Uniasselvi, Estácio e Maurício de Nassau, além da estreante Faculdade Georgina (Fageo).

No total, Camocim possui hoje quase 1.200 alunos matriculados em cursos de Ensino Superior e Técnico, oriundos da cidade e de municípios vizinhos. Conheçamos um pouco mais de cada uma dessas IES.

IFCE CAMOCIM

O IFCE campus Camocim foi inaugurado em dezembro de 2010 no bairro Cidade com Deus (conheça mais no anexo I). Permaneceu inicialmente ligado ao campus Acaraú, sob nomeação de campus Avançado. Desde o ano de 2014, o IFCE Camocim está diretamente vinculado à Reitoria como unidade administrativa autônoma.

São oferecidos hoje, gratuitamente, pela instituição em Camocim três cursos de Ensino Superior (Licenciatura em Química; Licenciatura em Letras Português-Inglês; Tecnologia em Gestão Ambiental) e dois Técnicos (Bar e Restaurante; Manutenção e Suporte em Informática). Para o futuro, o IFCE Camocim planeja ofertar também Técnico em Administração, Técnico em Gastronomia, Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Superior em Gastronomia.

“O campus possui atualmente, em média, 500 matrículas ativas, destas em torno de 100 em curso técnico e 400 em nível superior. A unidade já certificou 161 estudantes com nível técnico e 26 em nível superior”, detalha o IFCE Camocim para o blog Camocim Online.

UAB POLO CAMOCIM

A Universidade Aberta do Brasil é um programa do Governo Federal que busca ampliar a oferta de cursos de Educação Superior em cidades do interior do país por meio da Educação à Distância (EaD). O polo UAB Camocim, criado em 2008, reúne atualmente 117 alunos matriculados em 8 turmas de graduação na modalidade semipresencial (conheça mais no anexo II). O Polo já formou 184 estudantes de toda região (anexo III).

A UAB Camocim oferta cursos em parceria com quatro IES: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e IFCE. O Polo vive a expectativa da chegada de novos cursos já neste próximo semestre (2022.2).

UNIASSELVI

O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) é uma IES oriunda de Santa Catarina, que conta com mais de 600 polos de ensino à distância em todos os estados. O polo Camocim iniciou suas atividades no segundo semestre de 2018 e possui, atualmente, 250 alunos matriculados.

A Uniasselvi Camocim oferece 156 cursos de graduação em diversas áreas (veja lista no anexo IV), no formato EaD e semipresencial (o aluno estuda pela Internet e, alguns dias na semana, tem encontro com tutor em sala de aula). Foram duas turmas formadas de Investigação Forense e Perícia Criminal e uma está concluindo, este semestre, a licenciatura em Pedagogia.

ANHANGUERA

O Polo Anhanguera de Camocim foi fundado em 2007, uma das primeiras experiências de EaD na região, e possui hoje 328 alunos matriculados - cerca de mil estudantes já concluíram o Ensino Superior em suas dependências. Em 2013, o Grupo Georgina assumiu a gestão da Unidade. Destaque do polo, o curso de Enfermagem - Bacharel teve início em 2018, sendo o primeiro da região. Seus principais cursos, na modalidade semipresencial (existem mais opções na modalidade EaD), são Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis.

FAGEO

A Faculdade Georgina é a primeira Instituição de Ensino Superior fundada em Camocim. Ela já está credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e, para as aulas começarem, falta apenas a publicação da portaria no Diário Oficial. O primeiro curso oferecido será Direito, que será 100% presencial e noturno.

A expectativa é que as aulas, que acontecerão nas dependências do colégio Georgina, no centro de Camocim, comecem em março ou, se não for possível, já no segundo semestre. Há expectativa para a vinda futura de um segundo curso, Psicologia.

*É Jornalista e Publicitário. Escreve às sextas.