quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

ESTADO ACIONA POLICLÍNICA POR SUSPENDER CONSULTAS E EXAMES DE CAMOCIM, BARROQUINHA E MARTINÓPOLE

Os gestores da Saúde dos Municípios de Camocim, Barroquinha e Martinópole foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (16) por um comunicado verbal da gestora do Consórcio de Saúde, Valônia Benício, informando o cancelamento de todos os procedimentos de exames e consultas na Policlínica e CEO dos três municípios.   

A ordem teria partido do Presidente Sebastião Sotero (à direita na foto), aliado do Deputado Romeu Arruda (à esquerda).

A decisão segue contrariando a ordem do Governador do Estado Camilo Santana, por meio da Superintendência da Microrregião, para que os serviços de Saúde não fossem suspensos pelo Consórcio.

Essa ordem teve como objetivo impedir que a ameaça de suspensão feita dias atrás pelo Presidente Sebastião Sotero se concretizasse. Porém, ele segue descumprindo as decisões do Governador Camilo Santana e já realizou o corte do serviço de transporte de pacientes de Barroquinha e Martinópole na semana passada.

Pelo visto, o Prefeito de Chaval, Sebastião Sotero, acreditando que o deputado Romeu Arruda será seu escudo, continua a realizar cortes na Policlínica, inclusive com a suspensão de hoje. 

A suspensão, no entanto, afetou o Estado do Ceará, que é o maior contribuinte financeiro dos serviços e que pretende que estes serviços continuem sendo prestados.

Diante disso, o Secretário Estadual de Saúde, Marcos Gadelha, investiga uma denúncia que relata que mais de 5 mil procedimentos foram realizados irregularmente, entre eles consultas e exames de pessoas que furaram filas de regulação de pacientes. A denúncia revela ainda que muitos dos fura-fila são  parentes de políticos aliados do deputado Romeu Arruda.

O Secretário Estadual de Saúde buscou uma reunião com os Prefeitos dos Municípios do Consórcio, porém, Juliana Arruda (Granja) e o Presidente Sebastião Sotero (Chaval) não compareceram. 

Hoje, em razão da suspensão dos serviços, o Estado do Ceará acionou a Assembleia Geral do Consórcio, formada pela maioria absoluta dos membros, ou seja, Estado e Municípios de Camocim, Barroquinha e Martinópole. A previsão é que, em até 72 horas, o futuro dessas questões será decidido de vez. 

Por Tadeu Nogueira