segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

GRANJA: PREFEITA AFUNDA EM CRISE; MP VÊ FRAUDE NO CONCURSO

A anulação do Concurso de Granja já virou notícia em todo o Estado do Ceará e demais Estados da Federação. O Portal G1 e a TV Verdes Mares repercutiram o fato. 

O tema, proibido na alta cúpula da administração Granjense, vem causando danos políticos ao deputado estadual Romeu Arruda, chefe da oligarquia Arruda, esposo da prefeita Juliana Arruda e irmão do vice, Aníbal Arruda. É Arruda que não acaba mais. 

Segundo o G1, a prefeitura de Granja anulou concurso público para professores, enfermeiros, psicólogos, médicos e outros cargos da administração pública municipal, após o Ministério Público do Ceará (MPCE) apontar indícios de fraude no certame. 

Lá vou eu: e não porque a Consulpam pediu, como disse a Prefeita Juliana Arruda em seu decreto. Nele, ela omitiu a investigação do MPCE. 

Segue o G1: De acordo com o MPCE, nas investigações iniciais ficou comprovado a "presença de sérias irregularidades no certame", o que motivou o pedido de busca e apreensão na sede do Instituto Consulpam, organizador do concurso, no último dia 21 de janeiro de 2022. No local foram apreendidos vários documentos que comprovaram a fraude. 

Ainda segundo o MPCE, mesmo com a anulação do certame, o órgão segue investigando o caso, que se encontra em segredo de Justiça. A 2ª Promotoria de Justiça de Granja ouve ainda supostos envolvidos nas irregularidades, como parte da investigação que apura se há crime na realização do concurso. 

A prefeitura reforçou ainda que vai abrir novo processo de licitação e contratar outra empresa especializada para realizar o concurso. 

Lá vou eu: no entanto, a própria Prefeita Juliana encaminhou à Câmara Municipal, já tendo sido aprovado em regime de urgência, a prorrogação de uma seleção realizada em 2019. 

Ou seja, ela diz ao MPCE que vai fazer novo concurso, mas ao mesmo tempo indica que vai convocar aprovados em uma seleção "requentada". 

Enquanto isso, centenas de aprovados no concurso fraudulento já estão com ações tramitando na justiça, contra a Prefeitura de Granja e a Prefeita Juliana Arruda. 

Por Tadeu Nogueira 
Com informações adicionais do G1