quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

MAIS DE 5 MIL ATENDIMENTOS: GOVERNO COMPROVA ESQUEMA "FURA FILA" NA POLICLINICA DE CAMOCIM

O Prefeito Sebastião Sotero (Chaval) e a Prefeita Juliana Arruda (Granja) estão sendo obrigados a realizar mais de 5 mil atendimentos médicos que foram feitos furando a fila de pacientes em espera na Policlínica de Camocim. 

Essa obrigação ocorre após denúncia dos municípios de que apadrinhados políticos do deputado Romeu Arruda estavam sendo atendidos "por fora" do sistema de regulação, burlando a fila de pacientes que procuram as secretarias de saúde dos municípios. Dentre as pessoas atendidas ilegalmente estão familiares de vereadores e cabos eleitorais do deputado. 

A Secretaria de Saúde do Estado, após auditoria, constatou o mal uso do sistema e obrigou a diretoria do Consórcio de Saúde a repor todos esses procedimentos faltantes, no caso, mais de 5 mil deles, todos de pessoas que ficaram prejudicadas com a fraude.

Mesmo ciente da fraude, houve resistência e teimosia por parte do Presidente do Consórcio, Sebastião Sotero, mas a Secretaria de Saúde do Estado apoiou a decisão dos Municípios de só repassar recursos à Policlínica caso a situação fosse regularizada.

Ficou, portanto, decidido em assembleia convocada pela maioria do Consórcio, no caso o Estado do Ceará e os Municípios de Camocim, Barroquinha e Martinópole, que o Presidente Sebastião apresente o cronograma de reposição de todos os 5 mil procedimentos burlados, oportunidade em que foi assinado o repasse das verbas.

A crise no Consórcio de Saúde de Camocim acontece em meio à anulação judicial da eleição para Presidente do Consórcio, onde Sebastião e Juliana são acusados de fraudar os procedimentos para escolha da presidência do órgão em uma eleição sem a participação da maioria dos municípios e realizada no quintal da casa do deputado Romeu Arruda.

Por Tadeu Nogueira