sábado, 19 de fevereiro de 2022

NOVO CAMPUS DA UVA EM CAMOCIM: TODO DESENVOLVIMENTO PARTE DA EDUCAÇÃO

Por Paulo Emanuel Lopes*

Camocim está em festa com a chegada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A conquista é fruto do esforço do Deputado Estadual Sérgio Aguiar, nossa principal voz junto ao Governo do Estado (além de nosso representante, Sérgio é também camocinense, o que faz muita diferença). Ainda falando de política, essa excelente notícia guarda um significado especial: o Campus da UVA de Camocim está chegando na gestão da Prefeita Betinha, que é professora.

Não é, entretanto, a primeira vez que a universidade sobralense aporta por aqui. Ela começou em Camocim, na verdade, em 1995. Funcionou por cerca de dez anos e foi embora.

O Campus Avançado de Difusão Tecnológica da UVA, em Camocim, começou a nascer em 1994. Naquele ano, no segundo semestre, o camocinense e Deputado Estadual Francisco Aguiar, então Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, assumiu o Governo do Estado. Em Camocim, Antonio Manoel Fontenele Veras era Prefeito e as negociações avançaram.

Foi então firmada parceria na qual a Prefeitura Municipal alugava pela noite o prédio do colégio Instituto São José e a UVA entrava com professores e todo apoio pedagógico. Depois o campus migrou para a antiga Estação Ferroviária.

Nesta primeira fase a UVA ofertou, em Camocim, 24 cursos diferentes, a maioria ligado à área pedagógica (veja lista ao final). A instituição era dirigida pelo saudoso Francisco das Chagas Rodrigues Santos, conhecido como Professor Rodrigues, que hoje dá nome à Areninha da Rodagem do Lago. “Foram diplomados 1.023 alunos, mas alguns só colaram grau mais recentemente”, informa por meio de ofício ao blog Camocim Online a Pró-Reitoria de Graduação da UVA (PROGRAD).

A ex-Prefeita e atual Ouvidora do Município, Monica Aguiar, então Primeira-Dama, foi uma das camocinenses que concluiu o Ensino Superior naquele período, tornando-se Pedagoga. Betinha Magalhães, atual Prefeita, foi professora na Instituição.

Até que chegou um novo prefeito, Chico Vaulino, e o convênio não foi mantido (lembrei do Bolsonaro e o que ele faz com a Ciência). Não preservaram as placas com os nomes dos formandos. E assim, há cerca de 17 anos, Camocim perdia sua primeira Instituição de Ensino Superior.

“Depois desse período tivemos oferta (de cursos de Ensino Superior) por meio do Instituto de Estudos e Pesquisa Vale do Acaraú (IVA), de 2006 a 2010, que em convênio conosco levou educação (superior) ao camocinense, já tendo encerrado suas atividades nesta cidade”, informa ainda a PROGRAD.

“Foi muito importante a UVA em Camocim naquele período”, relembra o Historiador camocinense e Professor Adjunto da UVA, doutor Carlos Augusto Pereira dos Santos. “Os cursos elevaram muito o nível da educação ao capacitar os professores, não só aqui mas em toda região. Também, por outro lado, foram importantes porque melhoraram o nível de vida de muitas pessoas, que puderam fazer concursos, alcançaram melhores empregos”. 

A UVA completou 53 anos no último dia 23 de outubro de 2021. Com abrangência em 54 municípios da região Norte do Ceará, já formou, desde sua fundação, mais de 75 mil alunos. O deputado Sérgio Aguiar foi autor do requerimento que homenageou a instituição na Assembleia Legislativa do Ceará, no dia 08 de novembro último.

A Prefeita Betinha, esteve presente à sessão e foi uma das profissionais que passaram pela UVA homenageadas pela Assembleia.

Onde será a futura sede da UVA Campus Camocim?

Funcionará na entrada da cidade, entre os bairros Tijuca e Nossa Senhora de Fátima, em uma propriedade enorme oferecida pela Prefeitura. Não havia terreno central com o tamanho que o empreendimento exigia. Apesar da distância, a escolha é importante porque descentraliza o desenvolvimento de Camocim para aquela área, hoje uma região de sítios.

Quais serão os primeiros cursos?

Contabilidade e Engenharia de Pesca.

Onde vai funcionar até a Sede Própria ficar pronta?

Na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, no bairro Cidade com Deus.

CURSOS OFERTADOS PELA UVA ENTRE 1995-2005

1. Administração - Bacharelado

2. Biologia - Licenciatura

3. Ciências Contábeis - Bacharelado

4. Curso de Licenciatura Específica em Biologia

5. Curso de Licenciatura Específica em Matemática

6. Curso de Licenciatura Específica em Português

7. Educação Física - Licenciatura

8. Esquema I - Licenciatura

9. Geografia - Licenciatura

10. Gestão de Pequenas e Médias Empresas - Sequencial

11. Gestão de Recursos Humanos - Sequencial

12. Gestão em Negócios de Turismo e Hotelaria - Sequencial

13. Habilitação em Regime Especial - História/Geografia - Licenciatura

14. História - Licenciatura

15. Habilitação em Regime Especial - Inglês / Português - Licenciatura

16. Habilitação em Regime Especial História / Geografia - Licenciatura

17. Habilitação em Regime Especial Matemática / Física - Licenciatura

18. Habilitação em Regime Especial Português / Inglês - Licenciatura

19. Letras - Parcelado

20. Matemática - Licenciatura

21. Pedagogia em Regime Especial - Licenciatura

22. Português – Licenciatura

23. Química – Licenciatura

24. Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade.

*É Jornalista e Publicitário. Escreve às sextas.