sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

SÍNDROME DE BURNOUT PODE LEVAR AO AVC E INFARTO

Sistema muito utilizado por empresas de todos os setores desde o começo da pandemia, o home office traz comodidades para o trabalhador, mas pode ser a causa de diversos transtornos psicológicos. 

De acordo com pesquisa de uma empresa suíça de recursos humanos que reuniu 15 mil pessoas em diversos países, 38% dos entrevistados relataram ter sofrido da Síndrome de Burnout ao longo de 2021. 32% também disseram ter uma piora “significativa” da saúde mental trabalhando de casa.

A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento mental, possui relação direta entre se sentir bem, gerar uma espécie de depressão, confusão da performance no ofício com a autoestima do profissional, explica o Neurocirurgião Fernando Gomes. “Muitas vezes é o próprio cérebro sinalizando à pessoa que precisa mudar o estilo de vida para não levar a coisas ruins”, disse.

Apesar de se tratar de um problema psicológico, o burnout pode desencadear uma série de problemas físicos graves, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Em relação à pesquisa, Gomes classificou que os 32% dos entrevistados que afirmaram ter uma baixa na qualidade da saúde mental sofrem de problemas como estresse, insônia, alteração do hábito alimentar, ansiedade, entre outros quadros.

Existe uma correlação muito fácil de realizar, que é a de ‘trabalhar uma hora dentro da empresa ou uma hora dentro de casa’. Mas em termos de atenção, performance mental e drenagem de energia, a realidade é totalmente diferente”. 

Por Tadeu Nogueira 
Com informações da CNN