quinta-feira, 17 de março de 2022

PEIXE VENENOSO SURGE EM JERI, PREÁ, ACARAÚ E CAMOCIM

A temida ameaça ao litoral cearense agora é realidade. Oito indivíduos de peixe-leão (lionfish), espécie exótica e invasora dos oceanos Índico e Pacífico, foram capturados no Norte do Ceará, em expedição inédita e parceria com 12 pesquisadores sob a coordenação do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e pescadores dos municípios de Camocim e Acaraú.

As capturas aconteceram nos dias 12 e 14 de março, sob a liderança do pesquisador Marcelo Soares e coordenação de campo do pesquisador Tommaso Giarrizzo, com a colaboração de uma equipe de pescadores de Camocim e vila de Barrinha, mais o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Esta é a quarta captura no Brasil de peixe leão e, até agora, a que identificou a maior concentração do peixe invasor no litoral brasileiro. Dos oito indivíduos, um foi encontrado no município de Camocim e outros sete no mar de Acaraú, Cruz e já no Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca.

O pesquisador do Labomar, Marcelo Soares, revelou que a espécie vem se espalhando pelos mares do planeta nas últimas décadas, é um predador agressivo de outros peixes e invertebrados marinhos, além de ser um animal peçonhento, que possui 18 espinhos venenosos, capazes de provocar acidentes. 

Ele destacou que o peixe leão não tem predadores naturais, a espécie se reproduz rapidamente e é considerada uma das espécies invasoras de maior risco global, sendo capaz de causar elevados prejuízos ambientais e socioeconômicos. 

Por Tadeu Nogueira 
Com informações da SEMA