sexta-feira, 18 de março de 2022

“TEMOS QUE ACREDITAR NA ESCOLA PÚBLICA”: PREFEITA BETINHA QUER PARA OS OUTROS AS CHANCES QUE TEVE NA VIDA

Por Paulo Emanuel Lopes*

Nesta semana as aulas presenciais retornaram às escolas do município de Camocim. Este momento é um marco, após dois anos de uma pandemia que levou os alunos a estudarem em casa e que aumentou as disparidades de aprendizado: muitos precisaram dividir o celular em casa (ou nem tinham acesso à internet), outros não puderam contar com a ajuda dos pais nas tarefas.

Para os professores, claro, também foi um grande desafio. Não só aqui em Camocim mas em todo o mundo, os professores tiveram que se reinventar para dar aulas pela tela de um celular, mantendo acesa a chama do interesse dos alunos (tarefa já difícil em uma sala de aula). As crianças da educação infantil, que mais precisam da atenção dos professores, estão entre as mais prejudicadas.

Como forma de estimular os alunos nesse retorno, a Prefeitura de Camocim está distribuindo quase 10 mil kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino. Divididos por cada ano letivo, os kits trazem caderno (com imagens de Camocim na capa), fardamento novo, lápis, borracha, tesoura, lápis de cor, cola, régua, tinta guache entre outros materiais. Os kits foram pensados para estimular as crianças, mas também para reduzir as despesas escolares dos pais.

Outra curiosidade diz respeito ao tempo que Camocim levou para autorizar o retorno às aulas presenciais. Acontece que, ao contrário de outras prefeituras, nosso município preferiu zelar pela segurança e só liberou as aulas após atingir as seguintes metas: 80% dos alunos vacinados contra a Covid-19 e zero número de casos da doença na cidade. Não adiantava retornar às aulas e, caso algum aluno ou servidor apresentasse a doença, mandar todo mundo de novo de volta para casa.

Betinha planeja visitar cada uma das 64 escolas do município para entregar os kits e conversar com os pais. Podemos dizer que o esforço é hercúleo (ainda mais diante da distância de alguns distritos da sede), mas não desnecessário.

Bastava que a Prefeita delegasse aos diretores a tarefa, mas a gestora faz questão de participar desse retorno. A explicação está em sua própria história de vida: Betinha quer ser exemplo de como a Educação é capaz de transformar para o bem a vida das pessoas.

“Eu fui aluna de escola pública minha vida inteira. Estudei no João Ramos, depois fiz o ensino médio na Escola Professor Ivan (“estadual”, ou CEPI), depois fui todos os dias para Sobral para cursar minha primeira faculdade. Sabe o que aconteceu alguns anos depois? Formada, eu passei no concurso do Estado e retornei para minha antiga escola (CEPI), dessa vez como servidora pública. Os filhos de vocês podem também cursar uma faculdade e retornar como professores, como servidores do Município. A educação é transformadora!", ouvi-a contar nas visitas que vem fazendo às escolas.

Betinha nasceu na zona rural. Estudou em escola pública a vida toda. Para concluir o Ensino Superior, teve que enfrentar 5 horas de viagem diárias, indo e voltando todos os dias para Sobral, durante 4, 5 anos, para alcançar seus objetivos.

Professora concursada, destacou-se e foi nomeada Diretora do CEPI. Seu trabalho à frente da escola estadual chamou a atenção da então Prefeita eleita Monica Aguiar que, em 2013, a convidou para assumir a Secretaria de Educação do Município. E foi graças ao seu ótimo trabalho à frente da Secretaria que Betinha acabou escolhida pelo Partido para ser a candidata (vitoriosa) à Prefeitura de Camocim.

(Não tem como não comparar a trajetória de Betinha Magalhães com a política lançada por Cid Gomes não no Governo do Estado, mas ainda na Prefeitura de Sobral. A educação pública no Ceará é, hoje, destaque, e assim como Betinha, a educação levou para o cenário político nomes como o da Vice-Governadora Izolda Cela. Investimento em educação é de longo prazo, por isso muitos políticos não se interessam pela pauta. Mas, em Camocim, o grupo liderado pelo Deputado Sérgio Aguiar entende a importância da área. A escolha de Betinha e os resultados alcançados pelo município, que teve 52 escolas agraciadas com o prêmio Escola Nota 10 durante a Gestão Monica Aguiar, são prova disso. Graças a Deus Camocim escolheu pelo voto, em 2020, o caminho da Educação!)

É uma história e tanto. E em suas falas ela faz questão de, a partir do seu exemplo, inspirar nos pais esse sentimento de que a Educação é transformadora e capaz de mudar para melhor a vida dos seus filhos.

“Semana passada o Governador veio a Camocim entregar o Mercado Público. Eu disse a ele, na ocasião, que ali naquele mercado há permissionários que sustentaram e formaram seus filhos em cursos disputados como Medicina, Engenharia. Antigamente a gente ouvia falar que o filho do feirante, da dona de casa, do pescador, da marisqueira podia formar seu filho em Medicina? Não! Então meus amigos, acreditem na Educação! Essa escola é pública, mas não é de graça. Ela é sustentada por cada um de nós, que pagamos nossos impostos. Estimulem seus filhos a serem o que eles quiserem! Nós temos que acreditar na escola pública!”, também citou.

As palavras da Prefeita Betinha inspiram e emocionam, porque ela não fala de coisas que ouviu falar, mas de sua própria vida. Ela é exemplo de alguém que cresceu na vida graças aos estudos e à dedicação. Portanto vocês, que falam tanto numa tal "nova política", deviam conhecer melhor quem é a Prefeita e Professora Elizabete Magalhães.

Essa é a Camocim que eu acredito. Esse é o Ceará que eu acredito. Espero que o Brasil siga esse caminho e se torne, também, um país que eu volte a acreditar.

*É Jornalista e Publicitário. Escreve às sextas.