sexta-feira, 29 de abril de 2022

CIDADANIA CEARENSE PARA A DEFENSORA PÚBLICA GERAL ELIZABETH CHAGAS

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, recebeu o Título de Cidadã Cearense pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, proposto pela deputada Érika Amorim (PSD) e pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT). 

O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio da (ALCE), na noite desta quarta-feira, dia 27 de abril. E foi presidido pelo presidente da Casa, Evandro Leitão. A honraria é o reconhecimento pelos expressivos serviços prestados à população cearense.

Elizabeth Chagas é natural de Mamanguape, na Paraíba e defensora pública cearense desde 2006. Formada em Direito pela Unipê, na Paraíba, e especialista em Direito de Família. Foi titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Fortaleza por oito anos. 

É atualmente titular do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Ceará e membro do conselho deliberativo do Instituto Maria da Penha.

Com muito orgulho e amor, saí das terras paraibanas para construir uma história no Ceará. Deixo a terra de Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna para ser abrigada na terra de Bárbara de Alencar e Dragão do Mar. Do ‘nego’ corajosamente escrito na bandeira da Paraíba ao primeiro estado no qual se deu a abolição dos negros e negras escravizados, posso dizer que a coragem me acompanha durante todo este caminho. Agora posso dizer, com toda a alegria, ‘sou do luxo da aldeia, sou do Ceará”, afirmou Elizabeth em seu discurso.

Também requerente da solenidade, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) discursou na solenidade e falou sobre Elizabeth Chagas. “Os defensores são verdadeiros atacantes para fazer valer os direitos dos cearenses e sempre lutamos para que a Defensoria seja de todos. Temos famílias muito vulneráveis, sobretudo no semiárido, e que precisam da atuação do poder publico e a Beth teve várias lutas aqui, lutando para a classe e pela sociedade”, discursou Sérgio.

Além da entrega do Título de Cidadã Cearense, a Defensoria Pública do Ceará foi homenageada em razão aos 25 anos de implementação no Estado. Também foram homenageados durante a sessão os movimentos sociais Fórum Cearense de Mulheres, Fórum Justiça, Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Popular Frei Tito de Alencar, Escritório Dom Aloísio Lorscheider e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Por Tadeu Nogueira 
Com informações da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará