quarta-feira, 13 de abril de 2022

MAÇONARIA DE CAMOCIM FAZ ENTREGA DA COMENDA AVIADOR IRMÃO EUCLIDES PINTO MARTINS

A noite desta terça-feira, 12 de abril, a Augusta, Respeitável, Benfeitora, Benemérita e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim nº 1, uma das instituições centenárias da cidade, recebeu em suas dependências autoridades e convidados ilustres para uma noite de homenagens. 

A Associação Filosófica, filantrópica, educativa e progressista, concedeu a Comenda Aviador Irmão Euclides Pinto Martins, que homenageia cidadãos e instituições com relevantes serviços prestados à sociedade, a três personalidades com trabalhos reconhecidos em Camocim.

Homenageados 

O professor e bancário aposentado Francisco Valmir Rocha, um dos principais nomes da intelectualidade camocinense, autor do Hino de Camocim (letra e melodia).

A Caixa Econômica de Camocim, através de seu gerente Luís Dorival Barroso de Sousa, pelo empenho da instituição bancária durante o período de maior incidência da Covid-19 em nosso Município.

A Agência da Capitania dos Portos de Camocim, na pessoa de seu gestor, o Capitão-Tenente Márcio Luiz Neto, por seu trabalho de fiscalização e proteção aos pescadores e outros aquaviários, de Camocim e toda região.

CENTENÁRIO DE PINTO MARTINS

Neste ano comemora-se o Centenário da passagem do Aviador, o Maçom Euclides Pinto Martins por Camocim.

No dia 19 de dezembro de 1922, durante sua travessia pioneira em um hidroavião de Nova York ao Rio de Janeiro, Pinto Martins aterrissou em Camocim, sua cidade natal, e participou de uma série de homenagens. A principal foi um baile no Sport Club, então o clube social mais refinado da cidade de Camocim.