terça-feira, 17 de maio de 2022

CAMOCIM NO COMBATE AO LIXO NO MAR

Representantes de 12 cidades brasileiras, entre elas Camocim, estarão em Santos de quarta (18) a sexta-feira (20) para participar de um circuito de palestras e ações sobre combate ao lixo no mar. 

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o evento também terá a participação de um representante da Universidade de Leeds (Reino Unido), que acompanhará o conteúdo de forma remota.

Os participantes irão conhecer o Programa Beco Limpo, que a Prefeitura realiza no Dique da Vila Gilda em conjunto com o Instituto Arte no Dique. 

Também haverá uma coleta e análise de resíduos na faixa de areia. Santos realiza essa análise desde 2017, quando teve início o Programa de Identificação das Fontes de Resíduos Marinhos, em parceria com a Abrelpe, a International Solid Waste Association (ISWA) e a Agência Ambiental da Suécia.

O programa municipal criou uma metodologia de análise, atualmente utilizada pelos 12 municípios e outros quatro países. Participarão do evento em Santos representantes das cidades de Niterói (RJ), Guaratuba (PR), Pontal do Paraná (PR), Serra (ES), Itajaí (SC), Jaguarão (RS), Caucaia e Camocim (CE), João Pessoa (PB), Goiana (PE), Aracaju (SE) e da autarquia Conscensul (SE).

A metodologia do programa já identificou mais de 90 itens descartados incorretamente e as principais fontes de origem desses resíduos. Uma das fontes, os canais de drenagem, receberão ainda neste semestre barreiras flutuantes. São boias retangulares de plástico, presas por cabo de aço e ligadas às laterais dos canais, que ajudam na retenção dos materiais.

Por Tadeu Nogueira 
Com informações da Prefeitura de Santos