sexta-feira, 27 de maio de 2022

LULA ABRE 21 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE BOLSONARO

Caso as eleições fossem realizadas nesta quinta-feira (26/5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a corrida pelo Palácio do Planalto ainda no primeiro turno, com 48% dos votos. 

A pesquisa do Instituto Datafolha apontou uma vantagem de 21 pontos de Lula contra o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve 27% de preferência dos entrevistados.

A vitória do ex-chefe do Executivo petista se daria por ter a maior parte das intenções de votos válidos, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 40% da preferência dos entrevistados. Ciro Gomes aparece como terceira opção mais votada, com 7% dos votos. A porcentagem é a mesma para os entrevistados que afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.

A pesquisa desta quinta-feira (26/5) foi a primeira feita pelo instituto após a desistência do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Feito entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), o levantamento entrevistou 2.556 pessoas, acima de 16 anos, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.

Por Tadeu Nogueira