quarta-feira, 10 de agosto de 2022

BARROQUINHA: ADEMAR SURGE EM LISTA DE FICHAS SUJAS DO TCU

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União ministro Bruno Dantas, entregou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, a relação com os nomes de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares pela Corte de Contas nos últimos oito anos.

Entre essas pessoas, consideradas inelegíveis  por estarem com a "ficha suja", consta o nome do ex-prefeito de Barroquinha, Ademar Pinto Veras (à direita na foto).

Ademar foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em dezembro de 2020 por desvio de verba da Funasa, destinada à construção de banheiros para famílias carentes.

Segundo decisão do ministro Raimundo Carneiro, ficou constatado o dano ao patrimônio público no valor de R$ 78 mil.

Essa não é a primeira vez que Ademar sai em lista de "fichas sujas". Em 2007 e 2008, quando ocupava o cargo de Secretário de Educação de Camocim, suas contas foram desaprovadas com direito à nota de improbidade. 

Entre os crimes estava o não repasse de R$ 29.694,78 relativos ao INSS dos professores de Camocim. Como pena, além de multas e devolução de dinheiro, ficou inelegível por 8 anos. Agora serão mais 8, contando a partir de 2020, ano da condenação.  

Por Tadeu Nogueira