terça-feira, 2 de agosto de 2022

CAMOCIM: OPOSIÇÃO SOFRE TERCEIRA DERROTA TENTANDO CASSAR BETINHA

Em Camocim, Euvaldete Ferro, candidata à prefeita derrotada em 2016 e 2020, entrou, logo após perder mais uma eleição, com três ações na Justiça Eleitoral pedindo a imediata cassação 
dos mandatos da prefeita eleita Betinha Magalhães, do vice-prefeito Dr. Ismael Pinheiro e a inelegibilidade da ex-prefeita Monica Aguiar. 

Na primeira ela  alegou uso indevido de comunicação social. No último dia 27 de junho deste ano, o Juiz Tiago Dias da Silva, da 32ª Zona Eleitoral de Camocim, julgou improcedente essa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Na decisão, o magistrado declarou que Euvaldete não apresentou provas que sustentassem a denúncia.

Pouco mais de um mês depois, em julho, o mesmo Juiz Tiago Dias julgou improcedente a segunda Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Nessa Euvaldete alegou, novamente sem provas, abuso de poder econômico. 

Agora, já no final de julho, O Juiz Tiago Dias julgou improcedente a terceira e última ação. Nela, Euvaldete alegava abuso de poder político e de autoridade. E pela terceira vez Euvaldete não mostrou uma prova sequer daquilo que denunciava. 

Chico Vaulino, seu esposo, usou as 3 ações, quando ainda não tinham sido julgada, como forma de segurar seus eleitores, afirmando que Betinha seria cassada, abrindo assim oportunidade para sua esposa ocupar o poder municipal. Ele sabia que iriam perder as ações, já que nenhuma delas estava acompanhada de provas, mas seguiu "alimentando" as esperanças de seus correligionários. Esse ciclo encerrou. Não há mais ações pedindo tais cassações. 

E se Betinha fosse cassada, onde entraria Euvaldete Ferro na história? Simples, em canto algum. 

Euvaldete teve todos os seus votos anulados em 2020, 2 dias após a votação, quando o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE), por unanimidade, acatando recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), indeferiu seu registro de candidatura, tornando-a inelegível.

Euvaldete Ferro consta na relação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) como ficha suja, por contas desaprovadas quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social. Seu esposo, Chico Vaulino, está na lista desde que ela foi criada. Ele é recordista cearense de contas desaprovadas como prefeito. Foram 7 em 8 anos de gestão.

Resta agora ao Chico, também inelegível, seguir "alimentando" só seus patos (sem trocadilho). 

Por Tadeu Nogueira