terça-feira, 2 de agosto de 2022

IGREJA ITALIANA DA PORCIÚNCULA TEM RÉPLICA EM CAMOCIM

Neste dia 2 de agosto, no calendário litúrgico franciscano, é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”.

“O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas: e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi também aí que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida.”

Em Camocim-Ce, na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas foi construída em 2019, de forma singela uma réplica da Capela da Porciúncula em Assis, esta Capela é tida como o berço da Ordem Franciscana. A réplica em Camocim foi idealizada e construída pelos Frades Capuchinhos, tendo a frente Frei Deusimar de Souza Silva, OFMCap.

A origem da Indulgência da Porciúncula se deu assim:

Em uma noite, do ano do Senhor de 1216, Francisco estava imbuindo na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, de repente, a igrejinha ficou cheia de uma vivíssima luz e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita a sua Mãe Santíssima, cercados de uma multidão de anjos. Francisco, em silêncio e com a face por terra, adorou a seu Senhor.

Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grandioso, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: recebo portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”.

E imediatamente, Francisco se apresentou ao Pontífice Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perusia e com candura lhe narrou a visão que teve. O Papa o escutou com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação e disse: “Por quanto anos queres esta indulgência”? Francisco, destacadamente respondeu-lhe: “Pai santo, não peço por anos, mas por almas”.

Dias depois, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse entre lágrimas:” Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!”

Assim, convidamos todos para a Solenidade de Nossa Senhora dos Anjos a Festa do Perdão de Assis aqui em nossa Matriz de São Francisco, que temos a graça de ter uma réplica da Capelinha da Porciúncula.

Dia 02 de agosto – Dia da Festa
8h as 12 – Adoração
8h – Confissões
15h – Visita a Capela da Porciúncula
18h – Missa Solene da Festa.
Paróquia São Francisco das Chagas