quinta-feira, 4 de agosto de 2022

PESQUISA NO CE: WAGNER 35% - RC 26% - ELMANO 21%

Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV sobre a eleição para o Governo do Ceará, divulgada nesta quinta-feira (4), mostra o candidato de oposição, Capitão Wagner (União Brasil) liderando em todos os cenários.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, o deputado federal aparece com 29% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 11%, e pelo deputado estadual, Elmano de Freitas (PT), com 9%. Camilo Santana (PT), candidato ao Senado, também é citado pelos eleitores com 2%. A atual governadora Izolda Cela (sem partido) é mencionada por 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam, 4%. Não sabem ou não responderam, 42%.

O Real Time Big Data também testou três cenários colocando os nomes dos candidatos. Em um dos cenários, ainda aparece Adelita Monteiro do PSOL, que desistiu da candidatura para apoiar Elmano de Freitas.

No segundo cenário, em que ficam apenas os candidatos Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas, o candidato do União Brasil lidera com 35%. Já Roberto Cláudio soma 26% e o petista Elmano de Freitas, 21%. Brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 9%.

Com apoio de Lula, Elmano ultrapassa Roberto Cláudio e encosta em Capitão Wagner

Quando a pesquisa associa o nome dos candidatos aos padrinhos políticos, Capitão Wagner com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) também lidera com 34%. Em segundo lugar, aparece Elmano de Freitas com o apoio de Lula, com 30% das intenções de voto. Roberto Cláudio com o apoio de Ciro Gomes fica com 25%. Brancos e nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam, 5%.

Foram ouvidos 1.500 eleitores, entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-06152/2022 . Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
Com informações do GC+

Por Tadeu Nogueira