quarta-feira, 17 de agosto de 2022

SESSÃO SOLENE DA ALECE HOMENAGEIA ECONOMISTAS

A Assembleia Legislativa (Alece) realizou, na noite desta terça-feira (16), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto.

O deputado e também Economista Sérgio Aguiar (PDT), autor do requerimento da solenidade, ressaltou a importância do trabalho desses profissionais. “Todos sabemos que o trabalho do economista é multidisciplinar, envolvendo conhecimentos políticos, históricos e sociológicos, além de cálculos e estatísticas”, pontuou.

Ele apresentou projeções para a economia brasileira nos próximos anos que, na avaliação do parlamentar, são preocupantes. “A estimativa é de que a dívida pública brasileira chegue a 83% [do PIB], tornando inviável administrar a nação”, afirmou. Para ele, preocupam a situação das contas públicas e a expectativa de recessão tanto no Brasil como no cenário internacional.

Sérgio Aguiar ainda falou sobre a importância da atuação dos economistas para superar essas dificuldades e elogiou o currículo dos homenageados na solenidade. O deputado disse acreditar que, em razão da resiliência e vanguarda do Brasil, será possível reverter essa situação adversa.

A presidente do Conselho Regional de Economia, Silvana Parente, agradeceu a homenagem e o espaço concedido pela Casa do Povo. “A economia está muito ligada à democracia. Não existe país pujante se a gente não tiver os preceitos da democracia”, defendeu.

Durante a cerimônia, foram homenageados os economistas Luís Antônio Trotta Miranda, Igor Macedo de Lucena, Marcos Matos Brito de Albuquerque Júnior e José Wandemberg Rodrigues Almeida.

Também receberam homenagens o colunista de Economia do jornal Diário do Nordeste, Samuel Quintela; o editor de Economia do jornal O Otimista, Raone Saraiva; a produtora do programa Questão de Ordem da TV Assembleia, Helenir Medeiros; o diretor-geral do Grupo Cidade de Comunicação, Edson Ferreira; e a editora-chefe do caderno de Economia do jornal O Povo, Beatriz Cavalcante. Com informações da ALECE 

Por Tadeu Nogueira