segunda-feira, 5 de setembro de 2022

CAMOCIM ATINGIDO: FURTO DE CABOS DE ENERGIA JÁ AFETOU 176 MIL CLIENTES

Segundo informações da Enel Distribuição Ceará, mais de 176 mil clientes ficaram sem energia devido ao furto de 180 km de cabos da rede elétrica no estado. 

De janeiro até agosto deste ano, a distribuidora registrou 1.117 ocorrências, as quais, além de ser crime, também oferecem risco à população. 

Com foco no combate a esses furtos, a Enel Ceará tem intensificado as operações em campo, levando equipes técnicas para realizarem vistorias nas sucatas em busca de materiais receptados após o furto. Com isso, cinco pessoas já foram presas neste ano.

Somente em Fortaleza e Região Metropolitana, mais de 100 mil unidades consumidoras foram afetadas pelo furto de cabos. Municípios como Acaraú e Camocim registraram juntos mais de 80 ocorrências de falta de energia devido ao furto de cabos.

Com pena prevista de um a oito anos de prisão, o furto de cabos representa um risco direto para a população, principalmente para aqueles que manipulam a rede sem o treinamento adequado, e prejudicam o fornecimento de energia. Além do risco de acidentes, o furto de cabos também compromete a qualidade do serviço, afetando o fornecimento de energia.

Para alertar a população sobre o tema e diminuir a quantidade de furtos na rede, a Enel Distribuição Ceará tem intensificado o trabalho em diversas ações em campo, fazendo monitoramento, visitas a sucatas em todo o estado e operações em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e com o apoio das polícias Civil e Militar. 

Qualquer cliente pode fazer denúncias sobre furtos e ocorrências na rede por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800.285.0196 ou até pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr).

Tendo em vista a importância do tema, a Enel Distribuição Ceará tem intensificado a orientação aos seus clientes sobre os riscos e perigos da rede elétrica por meio de campanha publicitária, materiais informativos, divulgação nas contas de luz, sites, entre outras ações. Para mais informações sobre dicas de segurança e o Movimento pela Vida, acesse: www.enel.com.br/pt/movimentopelaseguranca.

A companhia também realiza campanhas nas escolas dos municípios da sua área de concessão orientando sobre os riscos de soltar pipa próximo à rede elétrica. Nesses encontros são distribuídos materiais informativos aos estudantes para que eles também repassem as orientações aos seus familiares e amigos próximos.

Por Tadeu Nogueira