sexta-feira, 30 de setembro de 2022

EXCESSO DE DIAGNÓSTICOS DE AUTISMO

Tenho observado muitas crianças diagnosticadas como autistas em Camocim. Muitos pais insistem, até porque o laudo possibilita a solicitação de benefícios sociais. 

É preciso muito cuidado com os danos que um diagnóstico incorreto traz para a vida dessas crianças. 

Por isso segue a dica do que caracteriza o autismo: 

Inabilidade persistente na comunicação social, manifestada em déficits na reciprocidade emocional e nos comportamentos não verbais de comunicação usuais para a interação social.

Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividade, manifestados por movimentos, falas e manipulação de objetos de forma repetitiva e/ou estereotipada, insistência na rotina, rituais verbais ou não verbais, inflexibilidade a mudanças, padrões rígidos de comportamento e pensamento; interesses restritos e fixos com intensidade; hiper ou hipo atividade a estímulos sensoriais.

Os sintomas devem estar presentes no período de desenvolvimento, em fase precoce da infância, mas podem se manifestar com o tempo conforme as demandas sociais excedam as capacidades limitadas.

Sou Everardo de Carvalho, o Dr.Saúde, Médico Especialista em Pediatria, Clínica Geral, Família e Comunidade, Saúde Pública, Doenças Infectocontagiosas e de Pele. 

Agendamentos: 21 970052849 (whatsapp) 
Siga @evecarvalho