segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PESQUISA FSB: LULA SOBE 3 PONTOS; BOLSONARO SEGUE ESTÁVEL

Pesquisa do Instituto FSB realizada por telefone, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (19), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos e segue na liderança da disputa pela Presidência.

O petista tem 44% das intenções de voto, ante 41% registrados na sondagem anterior, realizada na semana passada. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou estável com 35% e aparece em segundo. O resultado é da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos para baixo e ficou com 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) também flutuou negativamente em dois pontos e registrou 5%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

O instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos. 

Nesse cenário, Lula também subiu três pontos, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima. Hoje, o ex-presidente tem 42%, e o atual chefe do Executivo, 34%. Ciro oscilou dois pontos para baixo, de 6% para 4%; já Tebet foi de 5% para 3%. Os dois estão tecnicamente empatados, dentro da margem.

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 16 e 18 de setembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-07560/2022.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: UOL