sexta-feira, 28 de outubro de 2022

DECISÃO DA VEREADORA CLERIA DEIXARÁ BARROQUINHA SEM VERBAS

A Presidente da Câmara de Barroquinha, Vereadora Cleria Bento (foto), poderá ser a principal responsável pelo não envio mais de verbas, federais e estaduais, para o Município. 

Projetos e convênios de suma importância para os Barroquinhenses estão sob risco de não mais serem executados. 

Entenda o motivo 

Foi enviado à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a autorização do parcelamento das dívidas deixada pelo ex-prefeito Ademar, chefe político da Presidente Cleria. 

Para agradar seu chefe, mesmo prejudicando mais de 14 mil habitantes, a Presidente Cleria Bento rejeitou o projeto, alegando ser inconstitucional, proibindo assim o mesmo se ser colocado em votação pelos demais vereadores.  

Em janeiro e fevereiro de 2021, por exemplo, a Prefeitura de Barroquinha ficou com seus cofres zerados em razão de bloqueios das contas para pagamento do INSS dos servidores municipais. À época o bloqueio chegou a R$ 2 milhões de reais, valor este que é parte de um débito de mais de R$ 8 milhões, deixados por Ademar. A auditoria do INSS constatou o rombo e agora até o Ministério Público Federal passou a investigar o suposto desvio. 

O curioso é que, em 2009, em seu primeiro ano de mandato, o então Prefeito Ademar Pinto Veras conseguiu a proeza de criar débitos com a Receita Federal do Brasil e ainda, no primeiro semestre, teve aprovado na Câmara de Vereadores um projeto que, quem diria, permitia o parcelamento de débitos até dezembro de 2009, ou seja, de débitos que ainda iriam ficar pendentes de pagamento. Esse, pelo jeito, não era "inconstitucional". 

Para bom entendedor...

Por Tadeu Nogueira