sexta-feira, 28 de outubro de 2022

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR AVISOU: É HORA DE VOTAR EM LULA PRESIDENTE

Por Paulo Emanuel Lopes*

Foi grande a tensão na divisão entre PDT e PT no Ceará. Mas o primeiro turno já passou, agora é hora de nos concentrarmos em quem será o presidente do Brasil pelos próximos 4 anos - sem dúvida alguma, Lula 13 Presidente!

O Deputado Estadual Sérgio Aguiar (o nosso Serginho), principal líder político de Camocim e Vale do Coreaú, eleito para um 5º mandato na Assembleia Legislativa do Ceará, já anunciou que segue seu partido e agora pede votos para o ex-Presidente Lula.

Para marcar o apoio, o Deputado está convocando uma CAMINHADA ESTE SÁBADO, com concentração na Praça São José (Boa Esperança) a partir das 18h. Cid Gomes e Leônidas Cristino estarão presentes em mostra de que, apesar dos pesares, o PDT trabalha para manter sua união.

A postura política do Deputado camocinense, apesar de se referir ao Governo Federal, é fundamental para o futuro do Ceará. O apoio de Sérgio Aguiar ao governo Elmano é fundamental e mostra sua maturidade política - reflito sobre isso mais à frente.

Em sua cidade natal, os 18.738 votos alcançados por Sérgio em Camocim representam um aumento de cerca de 1.500 votos em comparação à última eleição estadual de 2018, e cerca de 500 votos a mais com relação à eleição vitoriosa da Prefeita Betinha Magalhães, sua aliada, em 2020. No Estado, ele foi o 5º deputado mais votado (e o 2º do seu partido) e irá representar não só Camocim, mas uma leva de municípios.

(Sua vitória política pessoal é ainda sutil recado àqueles que achavam que atacar sua vida íntima e a de sua família iria render dividendos políticos. Deram com os burros n’água. Conseguiram foi, ao contrário do desejado, atrair a antipatia de muitos.)

Ele anunciou o apoio a Lula ao final da caminhada da vitória realizada em Camocim, na Praça do Odus, sábado (15) após o 1º turno. Lá, o Deputado Estadual reeleito agradeceu várias vezes às pessoas ali presentes por terem acreditado, mais uma vez, em seu trabalho, e naquele clima de comemoração, deixou claro seu posicionamento na votação do 2º turno: iria seguir a posição do PDT e trabalhar para eleger Lula 13 Presidente.

O apoio do Deputado Sérgio Aguiar a Lula, após trabalhar para seu companheiro de partido Ciro no primeiro turno, já era esperado por duas razões.

Primeiro, a falta de identificação do Deputado cearense com o bolsonarismo era de fácil percepção. Sérgio foi um grande defensor da ciência e das vacinas durante a pandemia. Enquanto o Presidente da República atrasava a compra de vacinas, amedrontava a população dizendo que iriam “virar jacaré” e fazia propaganda de um remédio que não serve para a Covid-19, Sérgio andava sempre de máscara e dizia à população, em toda oportunidade que tinha, para se vacinarem e acreditarem na Ciência (eu posso dizer isso porque presenciei pessoalmente).

Segundo porque o Deputado mostrou que acredita na fidelidade partidária, e o PDT anunciou apoio a Lula. Ele comprou, desde o início do primeiro turno, a ideia da candidatura de Roberto Cláudio a Governador e Ciro Presidente e, enquanto muitos aliados se afastaram, Sérgio manteve seu apoio ao Partido até o fim.

Apesar de esperado, o apoio de Sérgio Aguiar a Lula me enche de alegria por duas razões. Primeiro porque me senti representado pelo Deputado e pelo partido que eu votei. Com Lula Sérgio escolhe, a meu ver, o caminho da paz e da estabilidade, ao invés de um candidato que só quer guerra e intolerância (diz até que vai aumentar o número de ministros do STF, igualzinho Hugo Chavez fez na Venezuela pra mandar na Justiça).

E segundo porque Sérgio Aguiar demonstra que faz política com a razão, não com o fígado.

O Deputado teria razões para querer distância do PT cearense. Apesar de ter sido colega de Assembleia do governador eleito Elmano Freitas, e de ter apoiado todo o governo Camilo Santana, Sérgio Aguiar não foi respeitado em sua própria cidade. O problema não é o PT ser oposição ao PDT no plano municipal, mas a forma como se deu a campanha para Governador na cidade. O PT estadual comprou a política com p minúsculo da oposição de Camocim.

O casal “líder” da oposição aqui, aliás, nem iria apoiar Camilo e Elmano. Estavam preparados para ingressar na campanha do capitão Wagner, mas o rompimento entre PDT e PT no Ceará abriu oportunidade mais clara de chegar ao Governo. A falta de coerência entre quase apoiar o candidato do Bolsonaro para pular no colo de Lula, aliás, não deve ser motivo de estranhamento, só demonstra seu perfil de fazer política.

Sérgio Aguiar anunciar apoio a Lula neste segundo turno é, portanto, prova de como o Deputado Estadual é um político de conciliação, não de extremos. Uma pessoa capaz de conversar com alguém que lhe feriu a confiança. Um político que entende que passada a campanha, por mais doída que tenha sido, é hora de sentar junto e trabalhar pelo povo. Alguém que coloca o bom destino do Ceará à frente de seus interesses pessoais.

Parabéns Deputado Sérgio Aguiar. Não só pela votação, mas por sua campanha limpa, propositiva e coerente.

É esse tipo de político que eu acredito: o que trabalha, une, propõe. Não o que faz política dizendo que “os outros que não prestam”.

Por isso é hora de mudar esse Presidente.

*É Jornalista e Publicitário