sexta-feira, 14 de outubro de 2022

ESTOU COM HPV? O QUE É ISSO? O QUE DEVO FAZER?

A infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV) é muito comum no mundo inteiro. Não se trata de doença nova, na verdade existem registros muito antigos dessa patologia, mesmo que não se conhecesse o vírus que o produz.

É uma Doença Sexualmente Transmissível, uma DST, que segundo a pesquisa POP-Brasil-Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV, revelou que 54,6% das pessoas entrevistadas haviam sido infectadas e que delas 38,4 % apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

A principal medida preventiva é a vacinação. No SUS, está disponível a vacina quadrivalente contra o HPV, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18. Além de defender contra os grandes responsáveis pelo câncer de colo de útero, ela cobre os tipos que geram 90% das verrugas genitais. A vacina deve ser feita a partir dos 11 nos garotos e dos 9 nas garotas.

Quando detectadas verrugas genitais elas podem ser retiradas através de procedimento no próprio consultório. Uma das alternativas mais usadas é a retirada através de CRIOCIRURGIA, procedimento simples e eficaz que dispensa anestesia e sem sangramento.

Sou Everardo de Carvalho, o Dr.Saúde, Médico Especialista em Pediatria, Clínica Geral, Família e Comunidade, Saúde Pública, Doenças Infectocontagiosas e de Pele. 

Estou disponível 24 horas por dia em Camocim. 
Agende seu atendimento: 21 970052849 (whatsapp) 
Siga @evecarvalho