quarta-feira, 5 de outubro de 2022

PRIMEIRA PESQUISA IPEC DO 2º TURNO TRAZ LULA COM 51%; BOLSONARO TEM 43%

O Ipec divulgou nesta quarta-feira, 5, sua primeira pesquisa eleitoral para o segundo turno da disputa pela Presidência da República, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

No primeiro turno, Lula teve 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,2% da preferência. A votação do segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro. 

Segundo o instituto de pesquisas, o petista larga no segundo turno com 51% das intenções de voto, ante 43% do candidato à reeleição. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Eleitores que responderam votar em branco ou nulo são 4% e os que não souberam responder somam 2%. Considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se brancos e nulos, Lula tem 55% contra 45% de Bolsonaro. 

O levantamento é o primeiro divulgado pelos institutos de pesquisa sobre a eleição presidencial após as divergências entre os números das pesquisas e os resultados das urnas verificadas no primeiro turno. 

A pesquisa Ipec divulgada nesta quarta está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02736/2022. O instituto de pesquisas entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 3 e 5 de outubro. 

O Ipec também mediu a rejeição aos dois candidatos à Presidência, isto é, aquele em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Jair Bolsonaro tem 50% de rejeição e Lula, 40%.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: Veja