quinta-feira, 20 de outubro de 2022

TAXA DE HOMICÍDIOS DISPARA EM CHAVAL

A pequena Chaval, cidade listada entre as mais pobres do Ceará, de pouco mais de 13 mil habitantes, localizada na divisa com o Piauí, vem sendo cenário de seguidos homicídios neste ano, contrastando assim com anos anteriores. 

Em 2020, por exemplo, apenas uma pessoa foi morta. No ano seguinte, 2021, Chaval conseguiu a proeza de zerar essas estatística. A marca positiva foi notícia em todo o Estado. A paz reinou na terra de Nossa Senhora de Lourdes. 

Já em 2022, até esta quinta-feira (20), segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 7 pessoas já foram assassinadas. 

O último homicídio aconteceu no último dia 14 de outubro, em pleno centro comercial da cidade. Segundo informações policiais, um homem desceu de uma moto e executou seu desafeto com vários tiros, fugindo tranquilamente após o crime, tendo sido preso pela Polícia Militar minutos depois, tentando fugir de moto para o lado do Piauí, ainda portando a arma utilizada no assassinato. O homicida em questão completou 18 anos nesse mesmo dia. 

Para proteger todo o território que compreende o Município (zona urbana e rural), Chaval conta com apenas cinco policiais militares. A quantidade persiste há anos, mesmo com toda a migração do crime para pequenas cidades do interior cearense. 

Por Tadeu Nogueira