quinta-feira, 10 de novembro de 2022

CÉLULAS VERMELHAS: CIENTISTAS TESTAM SANGUE CRIADO EM LABORATÓRIO

Um grupo de cientistas britânicos realizou a primeira transfusão de sangue com células vermelhas criadas em laboratório. 

O experimento faz parte de um estudo clínico inédito no mundo e, caso se mostre seguro e eficaz, poderá revolucionar a área de tratamentos de pessoas com distúrbios como anemia falciforme, que exige transfusão regular, além de resolver a escassez de doação de sangue a indivíduos com tipos sanguíneos raros — sendo esse o principal objetivo.

Chamado de Restore, o projeto é uma iniciativa de pesquisa conjunta do Serviço Nacional de Saúde, Sangue e Transplante (NHSBT, sigla em inglês) e da Universidade de Bristol, no Reino Unido. De acordo com informações da BBC News, o material foi desenvolvido a partir de doações de sangue. 

Segundo os cientistas, o objetivo desse teste não é substituir as doações de sangue por completo, mas ajudar grupos que possuem um tipo sanguíneo ultrarraro, e consequentemente mais difíceis de encontrar doadores. O nível de compatibilidade que eles querem alcançar, segundo a pesquisadora, vai além dos conhecidos grupos sanguíneos A, B, AB e O.

Por Tadeu Nogueira (Com informações do Olhar Digital)