quinta-feira, 17 de novembro de 2022

PRAIAS: SANCHO E JERI LIDERAM RANKING DAS PREFERIDAS ENTRE BRASILEIROS, DIZ BOOKING

Em 2021, quando viajar era mais sonho do que realidade por conta das limitações impostas pela pandemia, a Booking.com fez um levantamento relacionando aromas e desejo de tirar férias. 

De que cheiro o potencial turista mais sentia falta ao pensar numa viagem? A grande maioria (78%) afirmou que desejava ter de volta o perfume do mar e da praia (seguido de mato, ar puro, temperos e café da manhã de hotel). 

Desta vez, a plataforma de reserva de acomodações foi a campo para descobrir quais os destinos litorâneos que, afinal, mais despertam os sentidos dos brasileiros.

Ao responderem a pergunta "de acordo com sua experiência, quais são as melhores praias do Brasil?", viajantes indicam, nesta ordem, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), figurinha repetida em outros rankings; a Praia de Jericoacoara (foto), em Jijoca de Jericoacoara (CE); a Praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE); a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ); e a Praia de Antunes, Maragogi (AL).

Com quatro das cinco campeãs, o Nordeste não brilha apenas neste quesito. Quando a questão é "para as praias de quais estados brasileiros você quer viajar em um futuro próximo?", o Ceará leva a melhor (a lista de estados mais cobiçados tem ainda Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco). 

Para a pergunta "de acordo com sua experiência, quais estados têm as melhores praias do Brasil?", o resultado é um pouco mais diverso, com Rio de Janeiro à frente de Ceará, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. O Estado do Rio também fica em primeiro lugar quando a indagação é "em quais estados brasileiros você já foi à praia?", seguido de Bahia, São Paulo, Ceará e Pernambuco.

— O Ceará tem um litoral gigantesco e cheio de atrações, desde a gastronomia até a ampla oferta de acomodações. Faz sentido aparecer tanto na pesquisa e, em alguns casos, na frente de outros estados do país em vários quesitos — afirma Uillians Batista, gerente regional da Booking.com nas regiões Norte e Nordeste, durante apresentação que, não à toa, teve como cenário a Praia de Jericoacoara.

Para Luiz Cegato, gerente de Comunicação para a América Latina, o estado nordestino é diverso, com praias, lagoas, dunas, falésias, o que contribui para despertar fascínio entre os que viajam. 

Por Tadeu Nogueira (Com informações de O Globo)