quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ALUNA DE BITUPITÁ É OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

A aluna Carolina de Sousa Veras (foto), de apenas 15 anos, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Santa Adelaide, no Distrito de Bitupitá, zona rural de Barroquinha, cidade cearense de pouco mais de 14 mil habitantes, ganhou medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi divulgado no último dia 20 de dezembro.

A competição ainda rendeu menções honrosas para Daniel Saulo de Oliveira Farias (Escola Carmelita Veras - zona urbana) e Francisco Diego Gomes de Aguiar (Escola Nossa Senhora de Fátima - Distrito de Araras). 

Cerca de 18,1 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição nacional. No total, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Por Tadeu Nogueira