segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

DIFERENCIAL RESIDUAL: SAIBA A IMPORTÂNCIA DO SEU USO EM CASAS E PONTOS COMERCIAIS

Um Diferencial Residual (DR) tem como, principal função, atuar como elemento de proteção quando houver fuga de corrente (energia) na instalação elétrica, desligando o circuito imediatamente.

Em 2021, o Brasil registrou 674 mortes causadas por choques elétricos. O DR protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto, quando a pessoa toca um condutor eletrificado, ou indireto, quando tocamos algo acidentalmente eletrificado, que esteja conduzindo ‘energia’ por falha no isolamento.

Ou seja, trata-se de um equipamento de segurança e proteção imprescindível para ser utilizado nas instalações elétricas (monofásicas ou trifásicas) que normalmente existem em nossas casas e ou pontos comerciais.

A NBR 5410/97, norma da ABNT sobre instalações elétricas de baixa tensão, prescreve a separação dos circuitos de iluminação e tomadas em todos os tipos de edificações e aplicações, independentemente do local e a exige a proteção adicional por dispositivo DR aplicada às tomadas de corrente nominal de até 32A.

Informação colaborativa de SV Elétrica (Av. Bezerra de Menezes, 420 - Farias Brito, Fortaleza)
Tel: (85) 3214 7900
Siga @sveletrica