quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS SOBRE O AUTOSSALVAMENTO DO SARGENTO JAIRO

O sargento Jairo, de 36 anos de idade, do
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por volta das 2h36 da madrugada desta quarta-feira (7), ligou para um amigo do Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara, informando que estava bem, na Praia da Tatajuba, em Camocim. Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Jairo se encontrava à deriva no mar desde o início da noite desta Terça (06), por volta das 18 horas, após uma operação de salvamento de um turista francês que praticava Kitesurf na praia de Jericoacoara. O bombeiro militar, por meio de uma moto aquática da corporação, conseguiu salvar o turista e retornou ao mar para resgatar os equipamentos de kitesurf. O bombeiro não regressou.

Imediatamente os outros bombeiros em terra iniciaram as buscas e pediram apoio.

O Autossalvamento

A distância entre a praia principal de Jericoacoara e Tatajuba, em Camocim, em linha reta, é de 21,3 km.

De acordo com o sargento Jairo, “a pipa enroscou na turbina da moto aquática, o que ocasionou a sua deriva. Aguardei, e ao observar que estava se distanciando ainda mais da costa, abandonei a moto aquática, por volta das 21 horas, e nadei até terra firme, por volta da 1h30 da madrugada”, comentou. 

“Em terra, andei até chegar a uma casa, me identifiquei, pedi apoio, liguei para minha mãe, avisei que estava tudo bem e logo em seguida contatei o Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara”, concluiu.

A operação de busca e salvamento foi coordenada pelo coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Zélio Menezes e pelo comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), tenente coronel Souza Júnior.

Agradecemos o empenho da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Camocim, que prontamente somou esforços nas buscas disponibilizando duas embarcações. Como também, das guarnições de guarda-vidas com viaturas 4×4 e moto aquáticas de Jericoacoara, da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo, da equipe do drone de última geração, da guarnição de mergulhadores, guarnições de busca e salvamento de Itapipoca, Sobral e Canindé, além de voluntários civis com conhecimento do local e seus respectivos barcos”. Obrigado! 

Coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo.

Juntos somos mais fortes.