segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

POR QUE A MIOPIA ESTÁ CRESCENDO ENTRE CRIANÇAS

Por Jessica Mudditt
(BBC Future)

No final dos anos 1980 e na década de 1990, os pais de Cingapura começaram a observar uma condição preocupante nos seus filhos.

Na época, a vida das pessoas naquela pequena nação, de forma geral, vinha melhorando sensivelmente. 

Particularmente, o acesso à educação estava transformando uma geração e abrindo as portas para a prosperidade.

Mas uma tendência menos positiva começava a ser observada: cada vez mais crianças estavam ficando míopes.

Ninguém conseguia interromper essa crise nacional de visão. A incidência de miopia continuou a aumentar cada vez mais. E, atualmente, a taxa de miopia em Cingapura é de cerca de 80% entre os jovens adultos. O local é conhecido como a "capital mundial da miopia".

"Estamos enfrentando [esta] questão há 20 anos e ficamos quase anestesiados por isso", afirma Audrey Chia, professora e consultora sênior do Centro Ocular Nacional de Cingapura (SNEC, na sigla em inglês). "Quase todas as pessoas em Cingapura agora são míopes."

O que aconteceu em Cingapura agora parece estar se verificando em todo o mundo. Países com estilos de vida aparentemente diferentes são unidos por um fenômeno impressionante: a disparada das taxas de miopia.

Nos Estados Unidos, cerca de 40% dos adultos são míopes, contra 25% em 1971. E as taxas aumentaram em níveis similares no Reino Unido.

Mas esta situação parece menos significativa em comparação com a de adolescentes e jovens adultos da Coreia do Sul, Taiwan e da China continental, onde as taxas de incidência de miopia variam entre 84 e 97%.

E o problema parece estar se espalhando mais rapidamente do que nunca. Se essa tendência continuar, metade da população mundial será míope em 2050.

Confira a publicação original no link l1nq.com/D9KqW