quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

85 ANOS DE DONA MIRIAN - UMA CAMOCINENSE À FRENTE DE SEU TEMPO

Nessa quarta-feira (04), em Camocim, Dona Mrian completou 85 anos de idade.

Sua filha, Socorro Monteiro, enviou uma mensagem sobre tão importante data.

"Hoje o dia é dela, Dona Mirian, 85 anos ! Uma mulher guerreira, cheia de alegria, que aos poucos o Alzheimer está lhe roubando. Super mãe, sogra e avó. Agradeço a Deus por essa missão que Deus me confiou, que é de cuidar dela do jeitinho que ela merece! A prioridade hoje é sua, minha mãe. Os cuidados, meu tempo, são para você, pois minha gratidão é enorme. Parabéns, minha mãe".

Dona Mirian, filha de um dos fundadores da Associação dos Retalhistas de Camocim, mãe de sete filhos (Júlia Alice, Juracy, Merianne, Franciano 'in memoriam', Francimeire, Francisco e Socorro Monteiro), foi a primeira pessoa a formar uma banda eletrônica em Camocim.

No ano de 1976, a Banda Faísca Som fez sua primeira apresentação no bar da Dona Maria Luiza, onde funciona atualmente o mercantil do Nilo Frota e a Nova Loja.

A banda ainda tocava anualmente no carnaval do Balneário Clube, na festa dos pescadores realizada na Colônia. Entre 1978 e 1985, a Faísca Som fez sucesso tocando nas noites de domingo na quadra do Augustinho. Dona Mirian ousou mais ainda ao colocar uma mulher como vocalista, no caso, Francimeire, sua filha. Pioneira, à frente de seu tempo, Dona Mirian merece ser festejada.

Por Tadeu Nogueira