quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ELMANO PEDE SUSPENSÃO DA PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE JERI

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, informou nesta quarta-feira (11) que solicitou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a suspensão do edital que estabelece a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral cearense. O pedido foi feito por meio de ofício.

A aprovação para a concessão à iniciativa privada foi publicada em dezembro no Diário Oficial da União e assinada pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Todo esse processo de elaboração do edital foi realizado de forma arbitrária, sem qualquer diálogo técnico com o Estado. Jericoacoara é um patrimônio do povo cearense", afirmou o governador do Ceará.

A intenção de conceder o parque à iniciativa privada foi formalizada pelo governo federal em 2019, quando a recomendação foi publicada no DOU pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará. A região concentra algumas das mais belas e mais visitadas praias do estado.

O local foi criado em fevereiro de 2002, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, estabelecida pelo Decreto nº 90379 de 29 de outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: G1CE