quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

HEMOCE HOMENAGEIA CAMOCINENSE QUE SALVOU VIDAS POR QUASE 30 ANOS


Em 1996, aos 47 anos de idade, a Camocinense Antonia Albuquerque Sampaio, após saber que uma equipe do Hemoce estava fazendo coleta na então Fundação Sesp (atual Centro de Saúde Dra.Maria Helena Bottona), decidiu doar sangue pela primeira vez. Foi um espécie de amor à primeira doação.  

Ela só parou em 2018, aos 68 anos e 9 meses, quase no limite permitido, que é de 69 anos. Foram 26 anos ininterruptos salvando vidas. 

No último dia 28 de dezembro de 2022, durante uma coleta de sangue realizada na Ceja João Ramos, em Camocim, o Hemoce de Sobral, por meio de Vanessa Lourenço (Enfermeira-Coordenadora), entregou uma Medalha à Dona Antonia por sua colaboração, exemplar determinação, empatia, consciência cidadã e, acima de tudo, amor ao próximo. 

"Guardo até hoje as carteirinhas. Por mim estaria doando ainda, mas a lei não permite. Penso sempre nas pessoas que estão precisando.  É um ato de amor", disse Dona Antonia, que se orgulha de ter uma filha e uma neta que doam sangue. 

Ao final, a homenageada, atualmente com 73 anos de idade, falou ao Camocim Online sobre sua trajetória como doadora. Ela aproveitou para deixar uma mensagem de incentivo aos atuais e futuros doadores. 

Por Tadeu Nogueira