sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

JANEIRO BRANCO E O AUTOCUIDADO

Por Daphinis Brito 
(Jornal O Povo - Edição de 13/01/2023)

Como uma folha em branco, janeiro chega com um sentimento comum a todos, ou pelo menos à grande maioria das pessoas, o da renovação. É o período em que estamos mais propensos à reflexões acerca de nossas vidas e também mais abertos a fazermos as mudanças que planejamos ainda no ano anterior. 

Um tempo para olhar pra si diante de um novo ciclo que se inicia. Dentro dessa perspectiva, foi criado o movimento do Janeiro Branco, campanha que tem como proposta chamar a atenção para questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional a partir da conscientização sobre a importância do autocuidado e do reconhecimento das próprias necessidades físicas, mentais, sociais e emocionais.

Cercado de muitos estigmas e tabus, o tema da saúde mental vem ganhando cada vez mais atenção nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia. Essa tendência tem sido notória a partir do crescimento do número de casos e atendimentos. 

O Brasil hoje perde apenas para os Estados Unidos em número de casos de depressão nas Américas, por exemplo, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde. Já quando falamos em ansiedade, temos a maior prevalência de ansiedade no mundo, 9,3%. Por isso, falar sobre o assunto é ainda mais importante.

A saúde mental é um aspecto fundamental da saúde geral e pode afetar todos os âmbitos da vida de uma pessoa. Por isso, é importante lembrar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. 

Algumas dicas para cuidar da saúde mental incluem praticar exercícios físicos regularmente, manter uma dieta saudável, dormir o suficiente, manter relações sociais saudáveis, aprender a gerenciar o estresse e buscar ajuda profissional, se necessário.

O Janeiro Branco é uma ótima oportunidade para refletir sobre a própria saúde mental e tomar medidas para cuidar dela. 

Se você ou alguém que conhece estiver passando por dificuldades emocionais ou de saúde mental, não hesite em procurar ajuda profissional. Existem muitos recursos disponíveis, incluindo terapia e grupos de apoio, que podem ajudar a lidar com esses problemas de forma saudável.

Link do artigo: l1nq.com/zuP6V