sábado, 25 de fevereiro de 2023

A PINTO MARTINS O QUE É DE PINTO MARTINS

O Aeroporto Internacional de Fortaleza voltou a ter uma fachada com o nome do aviador cearense Pinto Martins. 

A homenagem havia sido excluída da frente do terminal por uma decisão tomada pela Fraport, empresa alemã que assumiu, como concessionária, o controle de administração do equipamento desde 2018.

O nome do aeroporto é resultado de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que foi sancionada em 1952 pelo então presidente da República, Café Filho. E apesar de que, oficialmente, o nome tenha sido mantido após a privatização, ele não era mais visível na fachada, sendo substituído por "Fortaleza Airport".

A retirada da denominação de Pinto Martins gerou manifestações de parlamentares como os deputados Romeu Arruda (PDT), Acrísio Sena (PT) e Sérgio Aguiar (PDT), este último conterrâneo do aviador, cobrando a concessionária e exigindo que ela devolva a homenagem, considerando-se os aspectos legais envolvidos. O assunto também foi tema de uma coluna editorial do O POVO, com o título "O resgate de Pinto Martins".

Até que em 9 de fevereiro de 2023, o letreiro voltou a figurar próximo a área de embarque, com o nome "Aeroporto Internacional Pinto Martins".

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: Jornal O Povo