quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

DEU NO "O GLOBO": GRANJA É A 3ª CIDADE MAIS POBRE DO BRASIL EM RENDA MÉDIA, DIZ FGV

A desigualdade no Brasil aumentou no primeiro ano da pandemia (2020), de acordo com o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com dados do Imposto de Renda e da PNAD Contínua. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023. 

A pesquisa, coordenada por Marcelo Neri, calculou o índice de Gini do país e chegou a um resultado mais grave que o da PNAD, estudo conduzido pelo IBGE a partir de pesquisas domiciliares.

O estudo da FGV Social também apontou as grandes disparidades dentro dos estados e entre os municípios pesquisados, de um modo geral.

Dos 677 municípios com população acima de 50 mil habitantes, objeto do levantamento, Granja aparece em terceiro lugar na lista dos mais pobres do Brasil em rendimento médio. Viçosa surge em nono. Nenhuma outra cidade Cearense faz parte desse ranking.

"Você tem muita desigualdade dentro do Ceará, por exemplo, variando entre uma renda de R$ 1.374 em Fortaleza até uma renda média de R$ 96 em Granja, quer dizer, uma relação de 13 para 1 em um mesmo estado. Então, essa disparidade chama atenção", ressalta o pesquisador Marcelo Neri ao Jornal O Povo. 

O estudo, realizado pela respeitada Fundação Getúlio Vargas, é a mais atual já feita com esse objetivo no Brasil. O levantamento incluiu, ao todo, 0s 5.770 municípios do país. 

Leia mais no Jornal O Globo (Edição de 14/02/2023) https://infoglobo.pressreader.com/o-globo/20230214 (para assinantes)

Por Tadeu Nogueira
Fonte: O Globo