terça-feira, 21 de março de 2023

ESCOTEIROS DE ACARAÚ RECEBEM APOIO DO IFCE E APADRINHAMENTO DA MARINHA E SOAMAR LITORAL OESTE

O Grupo de Escoteiros do Mar Henrique Saboia foi contemplado com o apadrinhamento da Marinha do Brasil, por meio da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar)/Litoral Oeste. 

O ato de apadrinhamento foi realizado, no último sábado, 18, no prédio do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

O grupo é formado por inúmeras crianças e adolescentes da região e conta com o apoio do voluntariado. Entre as inúmeras atividades desempenhadas pelos escoteiros do mar, destacam-se aquelas relacionadas à conscientização ambiental, como mutirão de limpeza em praias, além de noções básicas de marinharia, vela e canoagem.

Na oportunidade, foi ministrada pelo Sargento Walney, da Capitania dos Portos em Camocim, palestra sobre o compromisso da Marinha com o Grupo de Escoteiros. 

Além disso, os escoteiros passaram, com servidores do campus, Alex Castro e Roberto Leopoldo, por instrução do Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca, uma ferramenta didática que simula as adversidades no mar.

O Grupo de Escoteiros do Mar Henrique Saboia reúne-se, semanalmente, no campus de Acaraú, mediante parceria entre ambas as instituições, que consiste na implementação do projeto de extensão do Programa de Mentalidade Marítima, que busca promover ações de incentivo ao universo do mar.

A visita contou com a presença do novo Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, Capitão-Tenente Claudeniz Fernandes Guimarães, grande apoiador da iniciativa, que reafirmou o fortalecimento da parceria com o grupo de escotismo do mar.

Também se fez presente o diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente, que também é presidente da Soamar - Litoral Oeste. O mesmo ressaltou a importância do apoio da Marinha com o grupo de escotismo. "É essencial esse apoio da Marinha do Brasil aos Escoteiros do Mar, o que representa mais uma conquista do movimento escoteiro e que beneficia os nossos jovens. Apoio esse reafirmado por nosso campus, mediante esse brilhante projeto extensionista", frisou o gestor. Com informações do IFCE 

Por Tadeu Nogueira