domingo, 12 de março de 2023

PARQUE NACIONAL DE JERI: OFICINAS EM CAMOCIM, CRUZ E JIJOCA DISCUTIRÃO A GESTÃO COMPARTILHADA

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) começa discutir, de forma participativa, a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara, resultado da parceria do Governo do Estado do Ceará com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). 

Dia 16 de março começam as oficinas de elaboração do projeto para a gestão compartilhada do Parque Nacional, uma Unidade de Conservação (UC) federal, com poligonal totalmente inserida em território cearense.

A primeira oficina acontece na próxima quinta, às 15h, na Escola Maria Estela Rocha Aguiar, no Distrito de Guriú, em Camocim. 

A segunda, no dia seguinte, 17 de março, às 8h, na sede da Associação Comunitária do Preá, em Cruz, e a terceira, também dia 17, às 18h, na Escola Sandra Carvalho Costa, em Jijoca de Jericoacoara.

Para a titular da SEMA, Vilma Freire, a participação do maior número de pessoas é fundamental, pra a tomada de decisões assertivas. 

“Com as oficinas, estamos promovendo uma abertura de diálogo propositivo com as comunidades tradicionais, com as do entorno e com todas as partes interessadas, que passarão a entender a importância e impactos positivos da gestão compartilhada”, afirma Vilma.

Por Tadeu Nogueira