quarta-feira, 1 de março de 2023

TCE DESAPROVA CONTAS DE ADEMAR VERAS, EX-PREFEITO DE BARROQUINHA

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) votou, por unanimidade, pela emissão de parecer prévio pela desaprovação das contas de governo do Município de Barroquinha, referentes ao exercício financeiro de 2018, de responsabilidade do então prefeito Ademar Pinto Veras.

Entre as graves falhas apontadas pelo TCE no parecer, consta que Ademar Pinto Veras não repassou integralmente ao INSS os valores consignados das folhas de pagamento dos seus servidores, fato este criminalmente tipificado como crime de apropriação indébita previdenciária, segundo o Artigo 168-A do Código Penal. O ato, ilegal, prejudicou centenas de funcionários. 

Ademar é reincidente.  

Em 2007 e 2008, quando ocupava o cargo de Secretário de Educação de Camocim, durante a gestão de Chico Vaulino, suas contas também foram desaprovadas pelo mesmo crime. 

À época, Ademar não repassou R$ 29.694,78 relativos ao INSS dos professores de Camocim. Como pena, além de multas e devolução de dinheiro, ficou inelegível por 8 anos. Pelo jeito ficará outra vez. 

Por Tadeu Nogueira